quinta-feira, 6 de junho de 2013


 PROJETO: Meio Ambiente - Reciclagem
PERÍODO: 03 a 07 / Junho/13

Justificativa:
    Envolver os alunos num projeto que busca não só a conscientização da importância da preservação do planeta, mas da ação de cada um através do não-desperdício, do reaproveitamento de matéria-prima e da reciclagem do lixo.

Objetivo Geral:
 * Mostrar como a educação ambiental é importante para o nosso planeta, dando enfoque à problemática do lixo e à solução oferecida pela reciclagem.
  * Elaborar um informativo a respeito da reciclagem do lixo; conscientizando a comunidade da importância do reaproveitamento dos materiais recicláveis.

Objetivos específicos:
* Conscientizar os alunos da problemática do lixo;
*  Criar uma consciência ambiental ao ensinar aos alunos a importância da redução, da reutilização e da reciclagem;
* Esclarecer eventuais dúvidas acerca da reciclagem, aumentando, assim, o horizonte do conhecimento desses alunos;
*   Ensinar o aluno a reaproveitar o lixo, a fim de que ele crie objetos úteis para o seu dia-a-dia;
*  Ajudar os alunos a confeccionar alguns brinquedos ou jogos.
* Realizar pesquisas e atividades sobre o reaproveitamento dos diversos materiais utilizados no dia-a-dia.
* Conscientizar-se da importância desse trabalho e utilizar os conhecimentos adquiridos para o bem estar de sua vida e do meio ambiente.
* Enfocar os prejuízos que a sociedade sofre com a má utilização do lixo, causando enchentes, poluição e doenças.
*  Pesquisar em diferentes fontes (jornais, revistas, boletins).
* Confecção de cartazes e do boletim informativo.
* Estabelecimento  de relações entre os materiais que utilizamos no dia-a-dia e seu reaproveitamento final.

Estratégias:
  1. Confecção de cartazes, com recortes de figuras dos materiais recicláveis;
  2. Montagem de um mural externo com objetos trazidos para a reciclagem (papel  plástico, vidro e metal) contendo algumas informações a respeito do  tempo de decomposição;
  3. Leitura de textos informativos para as crianças à medida que o projeto for sendo desenvolvido e os materiais forem chegando, ir lendo para as crianças e trocando com as outras salas que estão estudando também;
  4. Elaborar uma lista com as crianças de algumas possíveis soluções que podem ajudas a amenizar o problema. Essas soluções poderão ser usadas na confecção dos cartazes além de fazer parte do informativo;
  5. Propor ao grupo pensar estratégias para conscientizar as pessoas a separar o lixo reciclável do lixo orgânico.
  6. Mostrar para as crianças brinquedos e objetos que podem ser feitos com materiais recicláveis, utilizando revistas, livros sobre o assunto e/ou os próprios objetos.
  7. Confecção de brinquedos com materiais recicláveis, (alguns brinquedos podem ser doados para outras salas). Após escolherem quais irão fazer, dividir as crianças em grupo para confeccioná-los. Cada aluno deverá ter o seu trabalho.



Culminância:

     Exposição de trabalhos individuais de objetos confeccionados com materiais recicláveis no dia 07/junho.


Avaliação:

             Acontecerá de forma processual, diagnóstica  durante todo o desenvolvimento do projeto. Quando necessárias às atividades serão reformuladas para que os objetivos traçados possam ser alcançados.
            Os momentos mais significativos do projeto serão registrados, tendo como ponto de observação o interesse, a participação à autonomia, a criatividade, a interação do grupo, enfim, todos os dados, que nos retratem a relação da turma com o projeto.

Trabalhando Meio Ambiente com as histórias infantis
 Alunos do 1° ano



     Histórias:

  • JOÃO  E  O  PÉ  DE  FEIJÃO:   Proporcionar experiência da germinação   do  feijão, recontar a história  conforme  a  sequência  das figuras.
  • CHAPEUZINHO VERMELHO: Trabalhar sobre florestas e produção de livrinhos;
  • CABRITOS, CABRITÕES:  Orientar sobre a importância dos animais na natureza,       reprodução da historia de maneira coletiva com recortes e colagens.
  • BAMBI:  Explorar a leitura do livro feita pelos alunos; assistir o filme e através dele trabalhar ambientes naturais e ambientes modificados, as estações do ano e sua importância para a natureza.
Germinação – Processo pelo qual se forma uma planta a partir de uma semente.
Material
   . Feijões
    . Água
    . Terra
    . Recipiente de plástico
Procedimento
1. Encher os copinhos descartáveis com terra adubada;
2. Furar o copinho para que não acumule água;
3.  molhar a terra e plantar cerca de 3 sementes em cada copinho;
4. Deixe o feijão germinar, mantendo a terra sempre úmida e num sitio arejado.

JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO


Molhando

Sementes germinadas

Finalização da experiência

produção de texto



























CHAPEUZINHO VERMELHO

Leitura da história




Livrinhos confeccionados pelos alunos



































CABRITOS, CABRITÕES

Reprodução do livro com colagens

















BAMBI
Assistindo o filme Bambi






































Enceramento com exposição dos trabalhos e apresentações