domingo, 10 de junho de 2012

NOTÍCIAS DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO

Na tarde da última terça-feira (05), no auditório do Palácio "Gétulio Vargas", contando com a presença do governador Confúcio Moura, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) reuniu seus gerentes, diretores e técnicos para uma reunião de apresentação de projetos, propostas e programas que estão em execução, os que serão executados e os que se encontram em fase de elaboração.
A reunião foi aberta pela secretário de Estado da Educação, Júlio Olivar, que disse da razão para a convocação dos presentes e, na sequência, os trabalhos foram desenvolvidos por Isabel de Fátima Luz, secretária-adjunta da Seduc.
Inicialmente, foram convidados e apresentados Hélio Magalhães (PUC-SP), Nuno Araújo (Diretor de Avaliação da Gerência de Apoio, Controle e Avaliação da Seduc) e Luiz Francisco (técnico do Tribunal de Contas do Estado e que estará ligado aos projetos de terceirização da Seduc) que estarão participando diretamente - com Isabel Luz - do acompanhamento e andamento dos projetos educacionais.
Um vídeo do Governo do Amazonas foi exibido em que mostra as ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Educação do Amazonas para levar educação aos mais distantes rincões do Estado. Os projetos desenvolvidos no Amazonas são considerados relevantes para o processo ensino-aprendizagem, pois em muitos municípios não tem como oferecer o ensino médio e o videoconferência tem atendido às necessidades dos jovens e adolescentes amazonenses.
Ao encerramento do vídeo, Isabel Luz mostrou em telão, todos os projetos que se encontram na Seduc. Didaticamente, a secretária-adjunta deu a conhecer, individualmente, os projetos, com seus objetivos, recursos , prazos eos reponsáveis pela execução . "Todos os nossos projetos são para ontem. Acabou a morosidade. Queremos ação. Vou cobrar dos responsáveis as execuções e serei implacável com o cumprimento dos prazos", afirmou Isabel Luz.
Dentre vários e importantes projetos, a Seduc apresentou a Feira Literária Internacional de Rondônia (Fliro), Núcleo Avançado de Educação (Nave), Mestrado para História na Universidade Católica de Rondônia e que dispõe de 10 vagas para os professores da rede estadual de ensino, Bolsa futuro jovem profissionalizante para o ensino médio e EJA, Elaboração do Currículo Escolar do Estado, Climatização de escolas, Avaliação e Desempenho, Software, Reestruturação da rede elétrica de todas as escolas do Estado, Levantamento da situação escolar em 190 escolas, Adequação das cozinhas escolares, Terceirização das cozinhas escolares, Projeto Cantina Saudável, Terceirização da limpeza e manutenção das escolas, Aulas de inglês, espanhol e intercâmbio (beneficiando 1500 alunos do ensino médio de 15 escolas de tempo integral e a Anísio Teixeira, Construção de quadras poliesportivas, Coberturas de três quadras poliesportivas, Cartilha pró-excelência, Gestão democrática para diretores e vice-diretores para obtenção de curso de especialização, Reforma, ampliação e construção de escolas, Pidise (Projeto de construção de 35 escolas e reformas em 16, está faltando a aquisição dos terrenos), Ampliação das salas de refeitórios e bibliotecas em 49 escolas, Olimpíadas Escolares de Rondônia - Fase Regional e as Olimpíadas Brasileiras (com os alunos vencedoras das Olimpíadas da fase regional), Elaboração do PCCR para todos os técnicos da Seduc, Projeto de reestruturação e modernização da Seduc, Projeto de eficiência energética em todas escolas, Aquisições de uniformes e calçados para 12 mil alunos da rede estadual de ensino em 20 escolas de tempo integral e na Anísio Teixeira, Educação integral em 20 escolas em 13 municípios, Aquisição de 25 ônibus, 20 furgões, netbook para alunos e professores, Construção de 20 escolas para educação indígena, Construção de duas escolas padrão em Porto Velho e Ji-Paraná, MBA para técnicos, Curso de Bibliotecária e Arquivologista, Implantação do Comitê do Plano Estadual de Educação, Plano de ações articuladas, Núcleo de elaboração de projetos de fiscalização de obras, Proafi/2012 (aumento per capita de R$ 3,00 para R$ 8,00), Convênio para transporte escolar em 44 municípios, Projeto básico de divulgação das ações da Seduc, Plantação de 2 Efas (Abaitara e Iata) Contratação de Oscip para técnicos.
Ao encerramento da apresentação dos projetos, Isabel Luz afirmou que a cada 15 dias estará reunindo os técnicos da Seduc para cobrar e que a partir de agora as ações do Governo do Estado irão acontecer e aparecer.Na sequência a palavra foi facultada ao governador Confúcio Moura.
Ao cumprimentar a todos, o governador Confúcio Moura disparou: É isso que eu quero! Temos dinheiro e as obras não estão sendo feitas. Quando chega o fim do ano é um torra-torra de dinheiro. Temos que ter mais ação", disse.
Um fato que chamou atenção foi o do governador pedir para acabar com as "futricas de corredor", pois não se constrói educação com esses atos.
O governador fez uma explanação sobre educação em diversas cidades do Brasil, com destaque para escolas de Minas Gerais e Piaui, onde teve a oportunidade de visitar algumas unidades escolares e constatou a funcionabilidade de forma cidadã em prol dos alunos e comunidade.
De forma democrática, Confúcio Moura sugeriu que os diretores das escolas da rede estadual utilizem as instalações da melhor forma possível e que nos feriados, dias santos, sábados e domingos possam abrir os estabelecimentos de ensino para que a população usem as quadras, façam forró, casamento, culto, festanças, batizados, treinamento para as mães, combate à violência. A escola, na opinião do governador, deve ser competitiva e afirmou que não vai mais dar ponto facultativo, ao menos que a farmácia feche, a padaria não funcione e outras atividades comerciais. "Chega! Vamos fazer com que as escolas venham ser usadas em forma de marketing para o bairro, pois quer que os estabelecimentos de ensino do Estado tenham grades, ao invés de muros, e que possa ser mostrado os seus jardins e tudo de bom que ocorre em seu interior. Os muros horríveis devem ser banidos das escolas, pois ficam parecendo uma cadeia", criticou.
Um projeto ousado é a ressocialização dos presos. Moura afirmou que as escolas para presos é um projeto que vai beneficiar oito mil detentos, entre 18 e 24 anos, e que o Estado terá que colocar essas pessoas para estudar e trabalhar, servindo de exemplo para o Brasil.
Confúcio citou que em sua administração, como prefeito de Ariquemes, chegou a alugar as baias do Parque de Exposição de Ariquemes, para desenvolver atividades educacionais e que levou estudantes para assistir filmes e, para tanto, alugou os cinemas da cidade.
Ao finalizar, o governador pediu o empenho de todos para que o Governo do Estado possa mostrar o que está sendo realizado em sua administração, especialmente na educação.

RETIRADO DO SITE DA SEDUC.

Autor e fonte: ANTONIO QUEIROZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seu comentário: Sua opnião é importante para nós