Tema:Água! Vamos Economizar!
Disciplinas: Interdisciplinar
Período: 01 Semana
Turma: 1º e 2º anos das séries
iniciais.
Justificativa:
A água doce da terra representa
apenas 1% de todo o manancial, portanto necessitamos de uma política
eficiente de gestão das águas. Pensando em uma forma para que o
aluno reconheça enquanto cidadão a importância da utilização da
água de forma correta, criou-se a proposta do Projeto Semana da Água
na escola.
Objetivos:
* Desenvolver atividades de
monitoramento sobre o consumo da água;
*Desenvolver noções de higiene,
saúde e meio ambiente.
*Conhecer o processo convencional de
tratamento e abastecimento;
*Promover exposição dos trabalhos
confeccionados (murais e gráficos)
Desenvolvimento:
1º dia:
Calendário Mês de março onde o
aluno identificará as atividades que serão realizados durante a
semana, através de uma legenda. Leitura coletiva do texto sobre o
dia mundial da água, onde será entregue um texto para cada aluno,
realizando junto com o aluno a interpretação por parágrafos.
Atividades como retirar as palavras
em negrito e buscar no dicionário seu significado, seleção de
palavras chaves para colocar as mesmas em ordem alfabética, e
atividades de interpretação de texto.
Pesquisa dos alunos em casa da
quantidade de água gasta por dia.
2º dia:
Gráfico coletivo no quadro dos
dados coletados e construção de um cartaz coletivo seguido de
questionamentos orais como: quem gastou mais água? Quem gastou a
menor quantidade de água? Lista de o que podemos fazer para que a
quantidade de água gasta nas casas sejam menores. Correção
coletiva no quadro. Frases exclamativas sobre a água. Correção
coletiva no quadro.
3º dia:
Vídeo da Música Água! Vamos
Economizar! (turma da Mônica) texto digitado em caixa alta recortado
em palavras onde o aluno estará ouvindo continuadamente a música e
assim montando o texto digitado para cada aluno onde o aluno
realizará junto ao professor a leitura do Poema identificando a
quantidade de estrofes e as rimas.
4º dia:
Em grupos a professora distribuirá
as partes do texto "A história da água", num primeiro
momento a professora realizará a leitura do texto e os alunos
em um cartaz organizarão o texto na sequencia correta.
Atividades onde o aluno
identificará os estados da água: sólido, líquido e gasoso. Visita
com os alunos a CAERD onde identificarão de onde vem a água que
chega em sua casa e de que forma é feita a sua higienização.
5º dia: Atividades identificando os
tipos de água que podem ser do Poço, rios, lagos, mares, e as águas
que podemos beber com segurança. Vídeo histórias em quadrinhos da
turma da Mônica no pátio para os alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor deixe seu comentário: Sua opnião é importante para nós