terça-feira, 12 de junho de 2012

Projeto: Semana da água



Tema:Água! Vamos Economizar!

Disciplinas: Interdisciplinar
Período: 01 Semana
Turma: 1º e 2º anos das séries iniciais.


Justificativa:
A água doce da terra representa apenas 1% de todo o manancial, portanto necessitamos de uma política eficiente de gestão das águas. Pensando em uma forma para que o aluno reconheça enquanto cidadão a importância da utilização da água de forma correta, criou-se a proposta do Projeto Semana da Água na escola.


Objetivos:


* Desenvolver atividades de monitoramento sobre o consumo da água;
*Desenvolver noções de higiene, saúde e meio ambiente.
*Conhecer o processo convencional de tratamento e abastecimento;
*Promover exposição dos trabalhos confeccionados (murais e gráficos)


Desenvolvimento:


1º dia:
Calendário Mês de março onde o aluno identificará as atividades que serão realizados durante a semana, através de uma legenda. Leitura coletiva do texto sobre o dia mundial da água, onde será entregue um texto para cada aluno, realizando junto com o aluno a interpretação por parágrafos.
Atividades como retirar as palavras em negrito e buscar no dicionário seu significado, seleção de palavras chaves para colocar as mesmas em ordem alfabética, e atividades de interpretação de texto.
Pesquisa dos alunos em casa da quantidade de água gasta por dia.


2º dia:
Gráfico coletivo no quadro dos dados coletados e construção de um cartaz coletivo seguido de questionamentos orais como: quem gastou mais água? Quem gastou a menor quantidade de água? Lista de o que podemos fazer para que a quantidade de água gasta nas casas sejam  menores. Correção coletiva no quadro. Frases exclamativas sobre a água. Correção coletiva no quadro.


3º dia:
Vídeo da Música Água! Vamos Economizar! (turma da Mônica) texto digitado em caixa alta recortado em palavras onde o aluno estará ouvindo continuadamente a música e assim montando o texto digitado para cada aluno onde o aluno realizará junto ao professor a leitura do Poema identificando a quantidade de estrofes e as rimas. 


4º dia:
Em grupos a professora distribuirá as partes do texto "A história da água", num primeiro momento a professora realizará a leitura  do texto e os alunos em um cartaz organizarão o texto na sequencia correta.
Atividades  onde o aluno identificará os estados da água: sólido, líquido e gasoso. Visita com os alunos a CAERD onde identificarão de onde vem a água que chega em sua casa e de que forma é feita a sua higienização.


5º dia: Atividades identificando os tipos de água que podem ser do Poço, rios, lagos, mares, e as águas que podemos beber com segurança. Vídeo histórias em quadrinhos da turma da Mônica no pátio para os alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seu comentário: Sua opnião é importante para nós

Postar um comentário