quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Desenvolvendo leitura



Projeto Trilha
O 1º ano “U”  da Escola Rui Barbosa de Oliveira e a professora Lizete, na maravilhosa missão de auxiliar no desenvolvimento e incentivo a aprendizagem dos alunos, com a colaboração  dos materiais do Projeto trilha desenvolvemos um trabalho usando o livro “Pêssego, pêra ameixa no pomar”.
O projeto na escola teve inicio no mês de outubro.
O projeto trilha esta sendo desenvolvido com todos os alunos, pois foi montado um carrinho que recebeu o nome de “Carrioteca”, onde foram colocados todo o material do projeto e outros livros já existentes na escola e através da turma do 1º ano esta sendo apresentado em todas as turmas da escola como incentivo a leitura, o carrinho foi levado primeiramente a turma do primeiro ano, onde ira ficar no decorrer do ano, saindo apenas para visitas em outras salas, sendo assim manuseado diariamente pelos alunos e professora de acordo com os temas e assuntos a serem estudados, os livros de leituras serão levados pelos alunos para casa em sacolinhas de leituras e através de um lista vão ser lidos em sala pelos alunos e serão feito atividades de interpretação oral e escrita.

O livro “Pêssego, pêra, ameixa no pomar”
Fotos dos trabalhos.
 



 Apresentação do material do projeto aos alunos e da Carrioteca.









 
    Leitura da história                                                       Montagem da história


  Trabalhando as rimas                                     Recorte e colagem montando seu próprio livro

 Montagem em duplas dos livrinhos fazendo a ilustração e ordem das rimas


Alguns desenhos





Roda de leitura compartilhada dos livrinhos confeccionado




Escolha de livros para leitura e apresentação dos livros citados no livro Pêssego, pêra, ameixa no pomar.


Escolha dos livros para leitura da semana                 Inicio das leituras.



O Projeto leitura esta sendo desenvolvido na escola desde o inicio do ano letivo, no inicio quando as crianças ainda não sabiam ler, eram feitas pela professora que juntamente com os alunos fazía a interpretação oral e de figuras, conforme os alunos foram desenvolvendo a leitura, eles começaram a fazer as leituras e comentários sobre a leitura, sendo assim o projeto trilha veio para acrescentar a magia da leitura nos alunos com novidades, e tudo que é novo chama atenção das crianças.

   
Visita da Carrioteca no 4º ano.




 PÊSSEGO, PERA, AMEIXA NO POMAR

EM CADA PÁGINA
- TRATE DE OLHAR- 
HÁ UM SEGREDO
PRA VOCÊ  ____________________________.

PÊSSEGO, PERA, AMEIXA NO POMAR,
E EU VEJO O PEQUENO  __________________________.

PEQUENO POLEGAR ESTA NA PRATELEIRA,
E EU VEJO A VELHA _____________________________.

A VELHA COZINHEIRA ACENDEU A VELA,
E EU VEJO A TAL DA _________________________________.

CINDERELA ESPANA OS BABADINHOS,
E EU VEJO OS TRÊS  _________________________________.

OS TRÊS URSINHOS ESTÃO CAÇANDO,
E EU VEJO O NENÉM.__________________________

O NENÉM NO CESTO ESTÁ DORMINDO,
E A PASTORA EU VOU.  ___________________________

A PASTORA SUBIU LÁ NO MORRO,
JOÃO E MARIA PEDEM _____________________________.

JOÃO E MARIA ROLARAM A LADEIRA,
E EU VEJO A   ____________________________.

A BRUXA-FEITICEIRA? AI, DEUS ME AJUDA...
E EU VEJO MEU AMIGO ______________________________.

ROBIN  HOOD UMA FOGUEIRA FEZ,
E EU VEJO OS URSINHOS OUTRA ________________________. 

OS TRÊS URSINHOS ESTÃO CAÇANDO,
E ELES VEEM O NENÉM ____________________________.

O NENÉM ESTÁ MUITO CONTENTE,
E EU VEJO UMA TORTA BEM ______________________.

A TORTA ESTÁ ESFRIANDO,
E EU VEJO...
TODO MUNDO  _____________________________!                                  

RECORTE AS PALAVRAS E COLE DE ACORDO COM O LIVRO

PEQUENO POLEGAR                 ACHAR         

COZINHEIRA                               URSINHOS                                                    

DESCOBRINDO                          COCHILANDO

CINDERELA                               ROBIN HOOD    

BRUXA-FEITICEIRA                 SOCORRO                                                           
NAVEGANDO                              VEZ

CHEGANDO                               QUENTE


     

2 comentários:

  1. Amei os trabalhinhos desenvolvidos. Vou utilizar algumas dicas em minhas aulas. Parabéns!
    Grata,
    Rosângela.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada volte sempre!
    visitei seu brog e adorei as dicas!
    Lizete.

    ResponderExcluir

Por favor deixe seu comentário: Sua opnião é importante para nós