quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Matemática

Trabalhando Matemática com o lúdico


Material dourado.

O sistema de numeração levou séculos  para ser construído. Portanto é necessário que a criança vivencie momentos de aprendizado diversificado, para que desta forma o pensamento da criança possa ser flexível, o MATERIAL DOURADO  é composto por um cubo pequeno, de 1cm x 1cm x 1cm, que representa a unidade. Um barra, com 10 cubos unidos, que representa  01 dezena. Uma placa com 100 cubos unidos, (ou 10 barras unidas) que representa 01 centena e um cubo grande,  com 1.000 cubos pequenos (ou placas unidas ou 100 barras unidas), que representa o milhar.

Se você encontrar dificuldades em conseguir os cubos  e barras de madeira, pode ser utilizado cartões  com quadradinhos desenhados formando as unidades dezenas e centenas.

O jogo Nunca dez  auxilia na compreensão do aluno o conceito de adição e subtração e principalmente a representação posicional decimal.

Regras do jogo: Em grupos cada aluno joga o dado uma vez,   de acordo com a quantidade de unidades que o dado virar o aluno deverá pegar o cubo que representa as unidades.

ex: se o aluno sortear o 3 no dado o mesmo deverá pegar 03 unidades.
quando o aluno juntar 10 unidades deverá trocar por uma barra com 10 cubos unidos, que representa 01 dezena e quando o aluno juntar 10 barras deverá trocar por uma placa com 10 barras unidas  que representa 01 centena e quando o aluno juntar 10 placas deverá trocar por 01 cubo com 10 placas unidas, que representa 01 unidade de milhar. O aluno que chegar a unidade de milhar primeiro é o vencedor.





 Alunos Jogando "Nunca Dez"


Sem perceber os alunos estão:
  • Comparando quem tem mais ou menos;
  • Quanto ainda precisam para chegar a um mil.
  • Sequencia de 10 em 10 e 100 em 100.
O Professor pode adaptar o jogo também na multiplicação, trabalhei com os alunos onde cada aluno jogava 02 vezes o dado e multiplicava o valor;

Ex; a primeira jogada o aluno sorteou o 4 e na segunda  vez o 5 portanto 4x5=20 então o aluno pegará duas barras do material dourado que representará 02 dezenas. O aluno que conseguir mil ganha.




No site www.educacaodinamica.com.br/.../jogo_educacional.asp?jogo=Nunca10 - o aluno poderá também jogar no computador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seu comentário: Sua opnião é importante para nós