terça-feira, 12 de junho de 2012

Projeto: Semana da água



Tema:Água! Vamos Economizar!

Disciplinas: Interdisciplinar
Período: 01 Semana
Turma: 1º e 2º anos das séries iniciais.


Justificativa:
A água doce da terra representa apenas 1% de todo o manancial, portanto necessitamos de uma política eficiente de gestão das águas. Pensando em uma forma para que o aluno reconheça enquanto cidadão a importância da utilização da água de forma correta, criou-se a proposta do Projeto Semana da Água na escola.


Objetivos:


* Desenvolver atividades de monitoramento sobre o consumo da água;
*Desenvolver noções de higiene, saúde e meio ambiente.
*Conhecer o processo convencional de tratamento e abastecimento;
*Promover exposição dos trabalhos confeccionados (murais e gráficos)


Desenvolvimento:


1º dia:
Calendário Mês de março onde o aluno identificará as atividades que serão realizados durante a semana, através de uma legenda. Leitura coletiva do texto sobre o dia mundial da água, onde será entregue um texto para cada aluno, realizando junto com o aluno a interpretação por parágrafos.
Atividades como retirar as palavras em negrito e buscar no dicionário seu significado, seleção de palavras chaves para colocar as mesmas em ordem alfabética, e atividades de interpretação de texto.
Pesquisa dos alunos em casa da quantidade de água gasta por dia.


2º dia:
Gráfico coletivo no quadro dos dados coletados e construção de um cartaz coletivo seguido de questionamentos orais como: quem gastou mais água? Quem gastou a menor quantidade de água? Lista de o que podemos fazer para que a quantidade de água gasta nas casas sejam  menores. Correção coletiva no quadro. Frases exclamativas sobre a água. Correção coletiva no quadro.


3º dia:
Vídeo da Música Água! Vamos Economizar! (turma da Mônica) texto digitado em caixa alta recortado em palavras onde o aluno estará ouvindo continuadamente a música e assim montando o texto digitado para cada aluno onde o aluno realizará junto ao professor a leitura do Poema identificando a quantidade de estrofes e as rimas. 


4º dia:
Em grupos a professora distribuirá as partes do texto "A história da água", num primeiro momento a professora realizará a leitura  do texto e os alunos em um cartaz organizarão o texto na sequencia correta.
Atividades  onde o aluno identificará os estados da água: sólido, líquido e gasoso. Visita com os alunos a CAERD onde identificarão de onde vem a água que chega em sua casa e de que forma é feita a sua higienização.


5º dia: Atividades identificando os tipos de água que podem ser do Poço, rios, lagos, mares, e as águas que podemos beber com segurança. Vídeo histórias em quadrinhos da turma da Mônica no pátio para os alunos.

Projeto festa junina


Projeto
 Arraiá do Rui

Equipe gestora: Professores da Escola Rui Barbosa de Oliveira das séries iniciais.


Tema: Cultura, danças e comidas típicas


Disciplinas: Multidisciplinar

Período: 2 semanas

Turmas: Séries iniciais

Local: E. E. E. F. Rui Barbosa de Oliveira



Justificativa
Diante da necessidade do resgate das culturas juninas, os professores da Escola, juntamente com a equipe gestora, resolvem elaborar um projeto onde o aluno possa compreender e conhecer a importância da valorização das danças e comidas típicas juninas.


Objetivos
* Reconhecer as diversidades juninas;
* Valorizar as culturas e diferenças;
* Resgatar a história das festas juninas antigas;
* Desenvolver a socialização e a desenvoltura corporal.

Metodologia
* A história das festas juninas através de textos informativos e slides;
* Pesquisa sobre acontecimentos juninos ao longo da história, através do internet e entrevista familiar.
* Vídeos de danças e músicas típicas juninas;
    * Comida e receitas apresentadas pelos pais para venda na festa de encerramento.
Avaliação
Durante o desenvolvimento das atividades do projeto será avaliado a participação dos alunos em grupo ou coletivo, analisando o desempenho durante a execução das atividades propostas.

Culminância
* Apresentação de uma dança típica junina;
* Comes e bebes típicos juninas;
* Apresentação de músicas juninas.

Algumas atividades realizadas pelos alunos do 1º e 2º ano no decorrer do projeto:

Músicas
Produção de frases
Palavras cruzadas
Ortografias
Comidas típicas
Recorte e colagens

Confecção de bonecos
Confecção de convites
Confecção de bandeirinhas

Ornamentação das salas e da escola

Ensaios para a quadrilha
Leituras informativas
Produção de textos


Interpretações de textos
Barraca de bebidas e comidas
Bingo



Brincadeiras

Premiações
Apresentação da quadrilha




Encerramento e despedidas

domingo, 10 de junho de 2012

NOTÍCIAS DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO

Na tarde da última terça-feira (05), no auditório do Palácio "Gétulio Vargas", contando com a presença do governador Confúcio Moura, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) reuniu seus gerentes, diretores e técnicos para uma reunião de apresentação de projetos, propostas e programas que estão em execução, os que serão executados e os que se encontram em fase de elaboração.
A reunião foi aberta pela secretário de Estado da Educação, Júlio Olivar, que disse da razão para a convocação dos presentes e, na sequência, os trabalhos foram desenvolvidos por Isabel de Fátima Luz, secretária-adjunta da Seduc.
Inicialmente, foram convidados e apresentados Hélio Magalhães (PUC-SP), Nuno Araújo (Diretor de Avaliação da Gerência de Apoio, Controle e Avaliação da Seduc) e Luiz Francisco (técnico do Tribunal de Contas do Estado e que estará ligado aos projetos de terceirização da Seduc) que estarão participando diretamente - com Isabel Luz - do acompanhamento e andamento dos projetos educacionais.
Um vídeo do Governo do Amazonas foi exibido em que mostra as ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Educação do Amazonas para levar educação aos mais distantes rincões do Estado. Os projetos desenvolvidos no Amazonas são considerados relevantes para o processo ensino-aprendizagem, pois em muitos municípios não tem como oferecer o ensino médio e o videoconferência tem atendido às necessidades dos jovens e adolescentes amazonenses.
Ao encerramento do vídeo, Isabel Luz mostrou em telão, todos os projetos que se encontram na Seduc. Didaticamente, a secretária-adjunta deu a conhecer, individualmente, os projetos, com seus objetivos, recursos , prazos eos reponsáveis pela execução . "Todos os nossos projetos são para ontem. Acabou a morosidade. Queremos ação. Vou cobrar dos responsáveis as execuções e serei implacável com o cumprimento dos prazos", afirmou Isabel Luz.
Dentre vários e importantes projetos, a Seduc apresentou a Feira Literária Internacional de Rondônia (Fliro), Núcleo Avançado de Educação (Nave), Mestrado para História na Universidade Católica de Rondônia e que dispõe de 10 vagas para os professores da rede estadual de ensino, Bolsa futuro jovem profissionalizante para o ensino médio e EJA, Elaboração do Currículo Escolar do Estado, Climatização de escolas, Avaliação e Desempenho, Software, Reestruturação da rede elétrica de todas as escolas do Estado, Levantamento da situação escolar em 190 escolas, Adequação das cozinhas escolares, Terceirização das cozinhas escolares, Projeto Cantina Saudável, Terceirização da limpeza e manutenção das escolas, Aulas de inglês, espanhol e intercâmbio (beneficiando 1500 alunos do ensino médio de 15 escolas de tempo integral e a Anísio Teixeira, Construção de quadras poliesportivas, Coberturas de três quadras poliesportivas, Cartilha pró-excelência, Gestão democrática para diretores e vice-diretores para obtenção de curso de especialização, Reforma, ampliação e construção de escolas, Pidise (Projeto de construção de 35 escolas e reformas em 16, está faltando a aquisição dos terrenos), Ampliação das salas de refeitórios e bibliotecas em 49 escolas, Olimpíadas Escolares de Rondônia - Fase Regional e as Olimpíadas Brasileiras (com os alunos vencedoras das Olimpíadas da fase regional), Elaboração do PCCR para todos os técnicos da Seduc, Projeto de reestruturação e modernização da Seduc, Projeto de eficiência energética em todas escolas, Aquisições de uniformes e calçados para 12 mil alunos da rede estadual de ensino em 20 escolas de tempo integral e na Anísio Teixeira, Educação integral em 20 escolas em 13 municípios, Aquisição de 25 ônibus, 20 furgões, netbook para alunos e professores, Construção de 20 escolas para educação indígena, Construção de duas escolas padrão em Porto Velho e Ji-Paraná, MBA para técnicos, Curso de Bibliotecária e Arquivologista, Implantação do Comitê do Plano Estadual de Educação, Plano de ações articuladas, Núcleo de elaboração de projetos de fiscalização de obras, Proafi/2012 (aumento per capita de R$ 3,00 para R$ 8,00), Convênio para transporte escolar em 44 municípios, Projeto básico de divulgação das ações da Seduc, Plantação de 2 Efas (Abaitara e Iata) Contratação de Oscip para técnicos.
Ao encerramento da apresentação dos projetos, Isabel Luz afirmou que a cada 15 dias estará reunindo os técnicos da Seduc para cobrar e que a partir de agora as ações do Governo do Estado irão acontecer e aparecer.Na sequência a palavra foi facultada ao governador Confúcio Moura.
Ao cumprimentar a todos, o governador Confúcio Moura disparou: É isso que eu quero! Temos dinheiro e as obras não estão sendo feitas. Quando chega o fim do ano é um torra-torra de dinheiro. Temos que ter mais ação", disse.
Um fato que chamou atenção foi o do governador pedir para acabar com as "futricas de corredor", pois não se constrói educação com esses atos.
O governador fez uma explanação sobre educação em diversas cidades do Brasil, com destaque para escolas de Minas Gerais e Piaui, onde teve a oportunidade de visitar algumas unidades escolares e constatou a funcionabilidade de forma cidadã em prol dos alunos e comunidade.
De forma democrática, Confúcio Moura sugeriu que os diretores das escolas da rede estadual utilizem as instalações da melhor forma possível e que nos feriados, dias santos, sábados e domingos possam abrir os estabelecimentos de ensino para que a população usem as quadras, façam forró, casamento, culto, festanças, batizados, treinamento para as mães, combate à violência. A escola, na opinião do governador, deve ser competitiva e afirmou que não vai mais dar ponto facultativo, ao menos que a farmácia feche, a padaria não funcione e outras atividades comerciais. "Chega! Vamos fazer com que as escolas venham ser usadas em forma de marketing para o bairro, pois quer que os estabelecimentos de ensino do Estado tenham grades, ao invés de muros, e que possa ser mostrado os seus jardins e tudo de bom que ocorre em seu interior. Os muros horríveis devem ser banidos das escolas, pois ficam parecendo uma cadeia", criticou.
Um projeto ousado é a ressocialização dos presos. Moura afirmou que as escolas para presos é um projeto que vai beneficiar oito mil detentos, entre 18 e 24 anos, e que o Estado terá que colocar essas pessoas para estudar e trabalhar, servindo de exemplo para o Brasil.
Confúcio citou que em sua administração, como prefeito de Ariquemes, chegou a alugar as baias do Parque de Exposição de Ariquemes, para desenvolver atividades educacionais e que levou estudantes para assistir filmes e, para tanto, alugou os cinemas da cidade.
Ao finalizar, o governador pediu o empenho de todos para que o Governo do Estado possa mostrar o que está sendo realizado em sua administração, especialmente na educação.

RETIRADO DO SITE DA SEDUC.

Autor e fonte: ANTONIO QUEIROZ